Pesquisar este blog

Origem do trânsito


A origem do trânsito está ligada ao desenvolvimento do transporte. Há mais de cinco mil anos viveu em Ur na Mesopotâmia, um homem que criou a roda e experimentou-a, isto é, fez a roda rodar.

Bem mais tarde, no Egito, e depois na Grécia e em Roma, surgiram os primeiros veículos de duas rodas, puxados por cavalos. Depois surgiram veículos de quatro rodas, que estão até hoje conosco. No entanto, estes veículos começaram a trazer alguns problemas, como colisões e atropelamentos de pedrestres.

A primeira iniciativa para controle de tráfego de veículos registrou-se na Inglaterra, em 1835, com a lei da Estrada, estabelecendo normas as carruagens para trafegarem nas estradas.

No Brasil, a historia do trânsito inicia-se no reinado de D. Pedro II, ao aprovar, em 27/05/1853, as leis da Câmara Municipal da Corte, sobre o tráfego de carros, seges, tílburis e outros veículos, no Rio de Janeiro, instalando-se também, no mesmo dia, a 1ª inspetoria de veículos no Brasil. E em uma das leis já havia uma exigência: nenhuma pessoa poderia dirigir um veículo sem que portasse uma habilitação perante uma comissão de peritos nomeados pelo Chefe de Polícia.

Hoje, a situação é bem diferente. O trânsito atingiu proporções incríveis, com milhares e milhares de carros pelas ruas. E foi justamente por isso que o governo brasileiro criou a Semana do Trânsito , comemorada de 18 a 25 de setembro. Essa semana é dedicada, e de maneira especial ao pedestre, a grande vítima do trânsito, aquele que parece ter perdido o direito de uso de ruas, tomadas pelos veículos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário