Pesquisar este blog

O Karate na educação e formação da criança



Para os pequenos Atletas reservamos uma atenção especial, treinando da melhor forma a permitir o seu crescimento interior. Através da psicomotricidade o Karate promove o desenvolvimento harmonioso da criança quanto a sua auto-confiança, sociabilização, diminuição do egocentrismo, além de canalizar a sua energia abundante.

O aprendizado passa pela percepção da lateralidade (esquerda/ direita/frente/atrás), rítmo (lento/rápido),espaço temporal (contagem dos movimentos), compreensão das técnicas de combate (envolvendo os seus movimentos) e na parte lúdica a participação nos diversos joguinhos com os colegas. Esses são elementos que o ajudarão no seu pleno desenvolvimento como ser saudável e capaz de ter as suas próprias iniciativas e responsabilidades.

No mundo de hoje, valores como disciplina, respeito e companheirismo são muitas vezes deixados de lado. Pai e mãe freqüentemente trabalham e, às vezes, não têm condições de ajudar a construir estes valores na criança, por não estarem sempre em contato com os filhos que, normalmente, passam seus dias em frente de uma televisão e/ou em contato com companhias inadequadas. Além disso, as escolas, em geral, priorizam o aspecto intelectual, dando menos ênfase aos fundamentos da educação moral, cujos ensinamentos estão voltados para o comportamento disciplinar e social.

A prática do Karate-Do sob a orientação de instrutores qualificados trará benefícios inestimáveis para a criança, pois se ela for bem orientada e motivada, será um grande passo para se evitar o aparecimento de certos vícios (como o uso de drogas, por exemplo), nocivos à saúde. Nesse sentido, podemos dizer que a prática correta do Karate auxilia enormemente na educação, formação e desenvolvimento da criança. Ela aprende a respeitar, prestar atenção e a se relacionar com os outros. Com relação ao aspecto físico, ela estará sempre se exercitando, o que proporciona um melhor desenvolvimento corporal, contribuindo para uma vida saudável em todos os aspectos.

Os benefícios da prática correta
Muitos são os benefícios que podem ser obtidos da prática correta do Karate-Do e aqui passamos a enumerar alguns deles:

1. Manutenção da saúde e fortalecimento do físico.

2. Estímulo à coragem para enfrentar obstáculos.

3. Respeito aos outros, bons costumes em relação ao meio ambiente, equilíbrio, boa postura e respiração correta, que são estimulados pelos rituais tradicionais.

4. Incentivo ao aperfeiçoamento pessoal no sentido de tentar vencer os próprios limites, como os do medo, da desconfiança, da preguiça, da indecisão, etc.

5. Empenho e dedicação, exigindo o máximo do corpo e da mente, treinando com paciência e perseverança até fazer desses objetivos um hábito.

6. Estabilidade emocional. A situação de luta colabora eficazmente para sua conquista. Qualquer descontrole de emoções tem imediata repercussão no rendimento e na performance. Por isso é preciso dedicar-se com empenho, para conseguir a necessária serenidade.

A partir dos 11 anos de idade, pode-se começar o treino de karate. Para crianças menores, é importante que aula tenha características mais lúdicas, além das noções da luta.

Recomendações aos pais
A idade mínima recomendável para iniciar a prática será aos 5 anos.

É muito importante o acompanhamento e incentivo dos pais, conversando a respeito do seu aprendizado, mas também entendendo que, como criança, os seus níveis de atividade e intensidade deverão sempre estar de acordo com a individualidade biológica e maturação.

Para melhor andamento dos treinos não interfira na aula, mesmo achando que isto ajudará o seu filho. Acredite, os instrutores estão bem informados e poderão oferecer um desenvolvimento harmonioso sem sobrecarga emocional aos pequenos atletas.

O professor logo passará a conhecer melhor cada aluno, porém informações adicionais sempre ajudarão no seu progresso.

Um comentário:

  1. parabéns, o seu texto mem ajudou muito precisava saber mais, e seu texto foi um dos melhores.parabéns.

    ResponderExcluir