Pesquisar este blog

O que fazer quando os nossos filhos têm férias e os pais não?

As férias escolares, por muito ansiadas que sejam pelos filhos, podem revelar-se um verdadeiro problema para os pais. Isto porque o período de tempo é muito maior do que aquele que os pais conseguem tirar de férias, colocando a questão principal: onde dei

O fim das aulas. Uma meta que para os mais jovens significa liberdade, uma pausa nos trabalhos de casa, muito tempo livre para fazerem o que lhes apetecer. Para os pais, uma preocupação. Preocupação essa que tem razão de ser, uma vez que deixam de ter um sítio onde deixar os filhos enquanto vão trabalhar. E não estamos a falar de uns dias. O calendário do ensino básico e secundário prevê mais de 50 dias úteis de férias, isto sem contarmos com os cerca de 10 dias úteis referentes á altura do Natal, Páscoa e Carnaval. Se falarmos do ensino pré-escolar, os números passam para dois meses de férias de Verão, mais os 10 dias das férias festivas.
p>Como conseguem os pais acompanhar as férias dos filhos quando dispõem de apenas 22 dias de descanso? Seria necessários terem o dobro do tempo que têm agora para o poderem fazer.
Como não esperamos que tão cedo isso aconteça, aqui ficam algumas sugestões para a ajudarem a preencher os dias livres do seu filho, enquanto as suas férias não chegam!

Divisão das férias

O problema não se limita à falta de tempo que os pais acabam por ter para passarem férias com os seus filhos. Vai mais longe! Não existindo as escolas onde as crianças possam estar, outras soluções são precisas. Mas as alternativas são poucas e custam dinheiro. Colocar um filho em colónias de férias não sai barato. Colocar dois ou mais é muitas vezes incomportável. Muitos pais acabam por fazer férias separadas, de modo a poderem estar com os filhos à vez. As famílias acabam por passar só cerca de uma semana com todos os elementos juntos, mas esta solução é prática em termos financeiros. Enquanto a mãe continua a trabalhar, o pai goza as suas férias com os filhos, sendo mais tarde substituído pela mãe, quando regressa ao trabalho. As crianças não ficam sozinhas e acabam por passar as férias inteiras em companhia dos progenitores. Esta solução torna-se mais difícil para os pais que ficam limitados no tempo que têm para passarem um com o outro.

Passar férias com familiares

O apoio familiar, sempre importante, é nestas situações muito útil. Saber que os filhos podem ficar com os avós, tios, ou outros familiares e/ou amigos, é um descanso para os pais. E se tiver a sorte de ter uma família grande, com muitas crianças, ainda melhor para os seus filhos, que vão ter companhia de meninos da sua idade para se divertirem. As interrupções escolares abalam muito o orçamento familiar que, por norma, já está planeado ao mínimo pormenor. Sem um suporte familiar que ajude, as férias dos mais pequenos podem transformar-se num drama.

Os conhecidos ATL são a solução?

Infelizmente, não existe uma solução fácil. Sem dúvida que os Centros de Actividades de Tempos Livres facilitam em muitos casos a questão das férias das crianças e as actividades que propõem ocupam os dias dos mais pequenos que se divertem até não poderem mais. Mas também aqui existem limitações que fazem com que os ATL deixem de ser uma alternativa viável para os pais. Para crianças até aos quatro anos, a situação complica-se, uma vez que não existem actividades de tempos livres para esta idade e o calendário escolar das creches não tem uma legislação específica, variando de creche para creche. Para as restantes faixas etárias, o problema que surge é a nível financeiro. Os pais não conseguem suportar os gastos que inscrever os filhos no ATL acarretam ao orçamento familiar.
Não existindo impedimentos de ordem financeira, aqui ficam algumas sugestões de centros de actividades onde pode inscrever o seu filho para o período de férias.

Outras opções

Inscrever o seu filho em colónias públicas também é uma opção. Terá que o fazer com bastante antecedência, uma vez que a lista de espera é longa, dada a grande procura por estes serviços. São poucas as que oferecem a possibilidade de colónias fechadas, mas ter o seu filho de volta a casa para lhe contar como correu o dia é sempre agradável e permite-lhe passar algum tempo com ele nas férias, nem que seja ao jantar e ao deitar. Outra opção é contratar uma educadora para o período de férias, em conjunto com outros pais. Existem igualmente associações de pais que, perante este dilema, se juntam e oferecem às crianças ocupações de tempos livres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário