As crianças estão sempre em contato com letras e números. No começo, elas não entendem o que esses símbolos significam e têm uma curiosidade natural.
Algumas até fingem que estão lendo ou fazendo contas, mesmo antes de irem para a escola. Em casa, se os adultos não derem aquela "ajudinha", as crianças podem ter mais dificuldades com o aprendizado.

Mas cuidado. Dar atenção não significa "pegar no pé" da criança, muito menos ser exigente demais. Afinal, é comum que ela tenha dificuldades de grafia, trocando ou "comendo" letras, invertendo sílabas, inventando novos traçados. Aí, é bom os pais conversarem com o professor do filho, para não passarem por cima da metodologia de aprendizado da escola. Caso não confiem na metodologia, o jeito é achar um colégio que tenha um que lhe pareça mais adequado.
É fundamental saber encarar a dificuldade do pequeno com tranquilidade. "Não devemos corrigir a grafia, mas, sim, mostrar um modelo de grafia correta. Ou escrevendo ao lado ou acima da palavra ou mostrando um impresso que contenha a palavra ou a letra que precisa ser ‘corrigida’", ensina Denise. Assim, a criança aprende com os próprios erros.
- Ofereça livros para os bebês e mantenha esse hábito com publicações recomendadas para a idade da criança.
- Inclua livrarias e bibliotecas nos passeios da família.
- Existem livrarias que, aos finais de semana, promovem atividades de "contação" de histórias e teatro para as crianças e seus pais. Não só divertem a criança como também dão idéias aos pais para contarem histórias de outras formas.
- Mantenha em local acessível papel, lápis de cor ou giz de cera para a diversão das crianças.
- Folheie livros, revistas e jornais na presença de seu filho/a e compartilhe com ele/a esses momentos.
- Convide seu filho/a para conversar na cozinha, enquanto prepara o almoço, e peça à criança para pegar os alimentos de que você precisa: "pegue a lata de rótulo verde que comece com a letra M", por exemplo.
- Conte histórias para a criança. E peça para ela também contar histórias, manuseando livros e revistas.
- Leia em voz alta e passe o dedo das crianças nas palavras.
- Escreva bilhetes em letra bastão para as crianças.
- Monte um quadro/cartaz com as "tarefas do dia": acordar, lavar o rosto e as mãos, escovar os dentes, tomar café etc.
- Tenha um quadro magnético com letrinhas para estimular a criança a construir palavras e frases. Ela pode mudar as letras de lugar, conforme vai conversando com alguém alfabetizado, até chegar à forma convencional da palavra.
- Peça ajuda à criança na hora de escrever bilhetes simples e até a lista de supermercado.
- Coloque avisos pela casa, por exemplo: "não deixe a torneira pingando depois de lavar as mãos", "apague a luz quando sair do quarto", "não deixe a televisão ligada, quando acabar de ver seu desenho animado".
Cuidados para não exagerar:
- Não exija perfeição na escrita ou na leitura de seu filho. Errar faz parte do processo de construção do conhecimento.
- Utilize letras impressas - cartonadas, de PVC ou magnéticas - para estimular o aprendizado infantil.
- Faça de cada um desses momentos de interação divertidos e prazerosos para toda a família. As atividades devem ser prazerosas, não devem ser forçadas.
Por Priscilla Nery (MBPress)
Amei seu blog, parabéns!
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